Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
INRI
I.N.R.I é o acrónimo da frase cuja tradução é "Jesus Nazareno (ou, de Nazaré), Rei dos Judeus". Segundo os evangelhos, foi o título que Pilatos ordenou que fosse fixado na cruz onde Jesus Cristo foi morto. Segundo o Evangelho de São João, Pilatos teria feito redigir o texto em latimgrego  e hebraico (ישו מנצרת מלך היהודים). Conhecida como Titulus Crucis, uma relíquia preservada em Roma alega ser o verdadeiro título, recuperado pela imperatriz Helena no século IV.

No Rosacrucianismo, o acrônimo é usado como as iniciais latinas das palavras hebraicas que representam os quatro elementos: Iam (água), Nour (fogo), Ruach (ar) e Iabeshah (terra). Na Tradição Alquímica, são as iniciais de Igni natura renovatur integra (A natureza é completamente renovada pelo fogo), relacionando portanto essa abreviatura com o simbolismo da ressurreição ou da renovação espiritual.


Veja mais na Wikipédia.org...

 
Messias
Este artigo é sobre o conceito religioso judaico. Para outros significados de Messias, veja a página de desambiguação
Um conceito do judaísmo, o Messias (em hebraico: משיח, transl. Māšîªħ, Mashíach, Mashíyach, "Ungido"; a forma asquenazi é Moshiach, e a aramaica é meshicha/meshiacha) refere-se, principalmente, à profecia da vinda de um descendente do Rei Davi, que reconstruirá a nação de Israel e restaurará o reino de Davi, trazendo paz ao mundo.

Os cristãos, com algumas exceções, consideram que Jesus Cristo é o Messias, bem como o Filho de Deus e uma das três Pessoas da Trindade, doutrina que foi confirmada terminológica e dogmaticamente no Primeiro Concílio de Niceia de 325 d.C.. A palavra "Cristo" (em grego Χριστός, Christós, "O Ungido" ou "O Consagrado") é uma tradução para o grego do termo hebraico mashiach.

No Antigo Testamento, a palavra Messias aparece apenas duas vezes: em , quando um anjo anuncia ao profeta Daniel que o Messias surgiria e seria morto 62 semanas proféticas após a reedificação de Jerusalém, antes da cidade e do templo serem novamente destruídos (vide Profecia das setenta semanas).


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike