Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Sítio do Picapau Amarelo (2001)
Sítio do Picapau Amarelo foi uma série de televisão brasileira produzida e exibida pela Rede Globo, que por sua vez, foi baseada na série de livros homônima de mesmo nome escrita por Monteiro Lobato (1882-1948), inspirada também, na versão exibida pela mesma emissora em parceria com a TVE, entre 1977 e 1986, que foi dirigida por Geraldo Casé. A nova versão foi adaptada por Márcio Trigo, Cininha de Paula e Paulo Ghelli, que também dirigiram a série. Estreou no dia 12 de outubro de 2001, alcançando altos índices de audiência para a emissora; com o longo do tempo, sua audiência foi caindo drasticamente, e seu último foi exibido em 7 de dezembro de 2007. Os motivos: a baixa audiência da sétima temporada e a pouca repercussão depois de uma trágica e arriscada reformulação e renovação de elenco.

De 2001 até o final do mesmo ano, os episódios duravam uma semana, cada um contando a história de um dos livros da série literária homônima. Já em 2002, os episódios passaram a ser mais longos, durando mais de uma semana. A partir de 2003, foram apresentadas novas histórias que não faziam parte da série de livros original, histórias que duravam quase dois meses para serem contadas, e assim foi até 2004, quando em 2005 adotou o formato de telenovela, com o tema: "O Preço do Verdadeiro Amor". Em 2006, o formato foi mantido, mas a história foi mudada e agora o tema era: "Entre o Amor e a Promessa". O formato foi usado até 2007, quando o programa voltou a usar os mesmos moldes de 2001, porém, o público não aceitou a nova mudança, pois naquele ano todo o elenco da série tinha sido mudado, e a série acabou sendo rejeitada pelo público, terminando naquele mesmo ano com baixa audiência.

A série é reprisada pelo Canal Futura desde 8 de dezembro de 2008, mas o canal exibe somente os episódios das quatro primeiras temporada da série, devido às temporadas seguintes serem formatizadas como telenovela e consideradas inadequadas e muito fortes para o padrão educativo do canal, mas por algum motivo a sétima e última temporada, que não é no formato novela, nunca foi liberada pela Rede Globo. A série também é exibida pelo canal por assinatura Gloob desde 15 de junho de 2012, quando o canal foi originalmente fundado, e diferente do Canal Futura, que também exibe a série, o canal conseguiu a liberação de todas as temporadas, inclusive da última que é bem diferente das seis primeiras. Também já foi exibida pelo Canal Viva um período, e pela TV Cultura entre 30 de agosto de 2013 e 27 de junho de 2014, até sair do ar na por causa do retorno da série Castelo Rá-Tim-Bum na programação do canal a partir do dia 30 de junho. No entanto, voltou a ser exibida pela mesma emissora em 10 de janeiro de 2015, aos sábados, ás 18h30mim. Também é exibida internacionalmente com seu áudio original pela TV Globo Internacional, e também já chegou a ser exibida em Portugal pela SIC, mas com o título de Pirlimpimpim, só que não teve muita repercussão e saiu logo do ar.


Veja mais na Wikipédia.org...

 
Sítio do Picapau Amarelo 2001
  1. REDIRECIONAMENTO Sítio do Picapau Amarelo (2001)#A história do programa

Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike