Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Segunda Batalha de Falluja
A Segunda Batalha de Falluja — codinome Operation Al-Fajr (em português: "Operação Amanhecer") e Operation Phantom Fury (Operação Fúria Fantasma) — foi uma grande operação militar das tropas da Coalizão (Estados UnidosIraque e Reino Unido) que aconteceu entre novembro e dezembro de 2004 e é considerada a maior e mais sangrenta batalha da Guerra do Iraque. A batalha foi liderada pelos Fuzileiros Navais dos Estados Unidos e o principal objetivo era expulsar a insurgentes iraquianos da cidade de Falluja. Os militares americanos chamaram a batalha de "o maior combate urbano que os marines americanos enfrentaram desde a Batalha da cidade de Huế City, durante a Guerra do Vietnã em 1968."

Esta foi a segunda grande operação realizada em Falluja. Meses antes, em abril de 2004, foi travada a Primeira Batalha de Falluja, que teve por objetivo capturar ou matar os insurgentes responsáveis pela morte dos seguranças da empresa militar Blackwater. Enquanto as tropas da Coalizão (em grande parte formada por fuzileiros americanos) lutavam no centro da cidade, o governo iraquiano solicitou que os soldados norte-americanos fossem substituidos por forças de segurança locais iraquianas, que começavam a estocar armas e montar um perímetro defensivo na cidade desde meados de 2004.

Considerada a maior batalha da Guerra do Iraque até então, os americanos viram-se lutando apenas contra insurgentes islâmicos e não contra apoiadores do regime de Saddam, o que não acontecia muito naquela época.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike