Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Segunda intervenção francesa no México
A Segunda intervenção francesa no México foi uma invasão do México levada a cabo pelo Segundo Império Francês, inicialmente apoiada pelo Reino Unido e pela Espanha, após a suspensão dos pagamentos de juros relativos a empréstimos contraídos a países estrangeiros por vários governos mexicanos decretada por Benito Juárez em 17 de Julho de 1861. Esta suspensão provocou a ira dos governos da França, Espanha e Reino Unido, os quais, por iniciativa de Napoleão III, celebraram o Tratado de Londres em 31 de Outubro, unindo assim os seus esforços no sentido de levar o México a retomar os pagamentos.

Como consequência desta operação militar, os mandatos presidenciais de Benito Juárez (185871) foram interrompidos pelo governo monárquico da casa de Habsburgo (186467). Os conservadores mexicanos tentaram estabelecer uma monarquia ao trazerem para o México um arquiduque da Casa Real da ÁustriaMaximiliano de Habsburgo (casado com Carlota da Bélgica, com o apoio militar da França, interessada nos recursos mineiros do noroeste do México).

Muitos historiadores sustentam a ideia de que a instauração de uma monarquia apoiada pela França apenas foi possível graças ao facto de os Estados Unidos se encontrarem em plena guerra civil (1861–1865), estando assim impossibilitados de intervir de acordo com a Doutrina Monroe.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike