Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Sultanato de Deli
 
Sultanato de Déli
Sultanato de Déli é um termo usado para se referir a cinco dinastias de curta duração, baseadas em reinos ou sultanatos na região de Déli, compostas principalmente por povos turcos e pashtuns (Afeganistão) e que teve origem na Índia medieval. O sultanatos governaram a partir de Déli entre 1206 e 1526, quando a última dinastia foi substituída pela dinastia Mogol. As cinco dinastias foram: dinastia mameluca (1206-1290); (1290-1320); (1320-1414); (1414-1451) e dinastia Lodi (1451-1526), do Afeganistão.

Qutb-ud-din Aibak, um ex-escravo (mameluco) de Shahabuddin Ghauri, foi o primeiro sultão de Déli e sua dinastia conseguiu conquistar grandes áreas do norte da Índia. Depois, a dinastia Khalji também foi capaz de conquistar a maior parte da Índia central, mas ambas não conseguiram unir o subcontinente indiano. O sultanato também é conhecido por ter sido um dos poucos Estados que conseguiram derrotar o Império Mongol repetidas vezes.

O sultanato inaugurou um período de renascimento cultural indiano. A fusão das culturas "indo-muçulmana" deixou duradouros monumentos sincréticos na arquitetura, música, literatura, religião e roupas da sociedade do país. Supõe-se que a língua urdu (que significa literalmente "horda" ou "acampamento" em vários dialetos turcos) nasceu durante este período, como resultado do entrelaçamento dos falantes locais do sânscrito prácrito com imigrantes de língua persaturca e árabe durante governos muçulmanos. O sultanato de Déli é o único império indo-islâmico a ter entronizado uma das poucas governantes mulheres da Índia, Razia Sultana (1236-1240). Em 1526, o sultanato de Déli foi absorvido pelo emergente Império Mogol.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike