Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Takelot I
Takelot I foi o quarto Faraó da XXII dinastia egípcia e governou de 889 a.C. a 874 a.C. Foi filho de Osorkon I e Tashedkhons, uma esposa menor. Casou-se com Kapes e foi pai de Osorkon II que também foi Faraó do Egipto. O reinado de Takelot I foi bastante obscuro, reinou durante 15 anos e não deixou monumentos. Assistiu ao início da fragmentação do Egipto em dois centros de puder.

Osorkon II, seu filho, sucedeu-lhe no trono como faraó em 874 a.C., praticamente ao mesmo tempo que o seu primo Horsaisis sucedia a seu pai (Chechonq II) como Sumo Sacerdote de Ámon em Karnak. Teve problemas de governo com o seu irmão Iulot, Sumo Sacerdote de Ámon em Tebas, que reivindicou o trono, não conseguindo no entanto os seus intentos devido à presença de uma guarnição militar que cercou a cidade de Heracleópolis. Apesar de manter o puder, Takelot I, viu a unidade do país bastante alterada.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike