Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
The Edge Of Glory
 
The Edge of Glory
"The Edge of Glory" é uma canção gravada pela cantora e compositora norte-americana Lady Gaga, que a coescreveu com Fernando Garibay e Paul Blair. Inicialmente distribuída como um de dois singles promocionais do seu segundo álbum de estúdio, Born This Way (2011), acabou sendo lançada oficialmente como o terceiro single do mesmo a 9 de Maio de 2011 através da distribuidora fonográfica Interscope Records após registar um enorme embarque de unidades digitais, e adicionada às principais estações de rádio contemporary hit radio norte-americanas a 17 de Maio. A canção, cujo tema é o último momento de uma pessoa na vida, foi gravada em Outubro de 2010 em OsloNoruega, enquanto a intérprete ainda realizava os concertos da The Monster Ball Tour (2010-11). A principal inspiração de Gaga ao compor a faixa foi a morte do seu avô em Setembro de 2010, que ela afirmou tê-la afectado profundamente. Acompanhada por um solo de saxofone tocado por Clarence Clemons, tem uma melodia que assemelha-se a trabalhos de Bruce Springsteen, e contém várias qualidades similares a obras musicais de adult contemporary da década de 1980.

Em geral, "The Edge of Glory" foi recebida com opiniões favoráveis pela crítica especialista em música contemporânea. Muitos analistas consideraram a canção como um ponto de destaque de Born This Way e vangloriaram o desempenho vocal da artista, que foi descrito como "cheio de alma", bem como a instrumentação inspirada pela sonoridade musical dos anos 80, inclusive o saxofone por Clemons. Entretanto, em países asiáticos como a Malásia e a República Popular da China, nos quais Born This Way havia sofrido uma enorme censura e banimento temporário devido aos temas que aborda, a canção individualmente acabou também sendo recebida com escárnio, sendo que na Malásia foi banida e impedida de ser reproduzida em qualquer estação de rádio. Não obstante, o single recebeu uma nomeação na cerimónia dos People's Choice Awards na categoria "Canção Favorita do Ano" e foi prestigiada com o prémio de "Canção Mais Interpretada do Ano" pela American Society of Composers, Authors and Publishers (ASCAP), juntamente com "Born This Way".

Após o seu lançamento como single, conseguiu tornar-se num êxito internacional, tendo alcançado as dez melhores posições em vários mercados musicais, incluindo a Austrália, a Bélgica, o Canadá, a Espanha, a Nova Zelândia e o Reino Unido. Nos Estados Unidos, estreou no terceiro lugar da Billboard Hot 100, tornando-se no décimo single de estreia da artista a posicionar-se nos dez melhores postos da tabela musical, um feito conquistado apenas por Mariah Carey em 1993. Além disso, tornou-se na décima canção da intérprete a alcançar o topo da Hot Dance Club Songs, o que rendeu à artista o intervalo de tempo mais curto a conseguir tal feito, ultrapassando o recorde estabelecido por Rihanna em 2009. Em parte, o motivo do sucesso da canção deveu-se às variadas interpretações ao vivo e aparições promocionais da intérprete em eventos e programas de televisão como o American Idol, Saturday Night Live, The Howard Stern Show e os MuchMusic Video Awards de 2011. Além disso, a canção foi posicionada como a primeira do bis da The Monster Ball Tour (2012-13), sendo interpretada em todos os concertos, à excepção da Cidade de México.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike