Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
The Emancipation of Mimi
The Emancipation of Mimi é o décimo álbum de estúdio da artista musical estadunidense Mariah Carey. O seu lançamento ocorreu em 30 de março de 2005, através da The Island Def Jam Music Group. Com a má recepção crítica e comercial de seus álbuns anteriores Glitter (2001) e Charmbracelet (2002), The Emancipation of Mimi foi considerado um álbum de "retorno" de Carey e tornou-se o seu lançamento com maior número de vendas nos Estados Unidos em uma década. Na gravação do álbum, a cantora trabalhou com diversos produtores, incluindo Snoop DoggTwistaNellyPharrell Williams e James "Big Jim" Wright. Muitos deles aparecem como participação especial em algumas faixas.

Carey optou em usar sua personalidade alternativa e apelido Mimi no título do disco, revelando um lado mais íntimo da cantora, visto no tema declarativo do álbum, que fala sobre a emancipação dos contratempos pessoais e comerciais da artista. Embora tenha uma produção vocal similar ao seus trabalhos anteriores e baladas, o álbum incorpora estilos musicais derivados da música dance e estilos de andamento acelerado de acordo com seu motivo de comemoração. Ao contrário de seus álbuns anteriores, que eram derivados do R&B e de estilos musicais adultos, o álbum apresenta outros gêneros, como o soul e o gospel retrô da década de 70.

The Emancipation of Mimi recebeu análises positivas da mídia especializada, a qual prezou os vocais de Carey, qualificando-o como "o seu melhor em décadas". Alguns resenhadores também observaram que o projeto era uma melhoria de Charmbracelet. O disco alcançou sucesso internacional, listando-se entre os dez álbuns mais vendidos na Austrália, no Canadá, na Dinamarca, na França, na Grécia, no Japão e em outras três nações. Nos Estados Unidos, o álbum converteu-se no quinto da artista a liderar Billboard 200, debutando no topo da tabela com 404 mil unidades vendidas, sendo o melhor debute de Carey em território estadunidense até então. Foi certificado como platina sêxtupla pela Recording Industry Association of America (RIAA) e vendeu cerca de 17.7 milhões de cópias mundialmente até abril de 2008.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike