Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Tipo Abstrato de Dado
Em computação, o Tipo Abstrato de Dado (TAD) é uma especificação de um conjunto de dados e operações que podem ser executadas sobre esses dados. Além disso, é uma metodologia de programação que tem como proposta reduzir a informação necessária para a criação/programação de um algoritmo através da abstração das variáveis envolvidas em uma única entidade fechada, com operações próprias à sua natureza.

Um exemplo prático disto é o de um estudante. Em um projeto anterior à teoria de TAD, um estudante seria representado por variáveis soltas (como seu nome, sua idade e sua matrícula) que seriam operadas separadamente, sem ligação lógica entre elas além do conhecimento do programador de que a variável trata-se do nome da "entidade" estudante.

Conceitualmente um programa passou a ser projetado pensando que não há o nome, idade e matrícula do estudante, mas simplesmente o tipo estudante. Este tipo, como um tipo simples (inteiro ou string), deve ter operadores próprios. Assim, o estudante deve possuir operações desejáveis ao programador, como duplicar sua informação, validar a matrícula, verificar a idade, etc.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike