Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Unidade de gerenciamento de memória
Unidade de Gerenciamento de Memória ou MMU (do inglês Memory Management Unit) é um dispositivo de hardware que traduz endereços virtuais em endereços físicos, é geralmente implementada como parte da Unidade Central de Processamento ou CPU (Central Processing Unit), mas pode também estar na forma de um circuito integrado separado. Um MMU é efetivo em gerenciamento de memória virtual, manipulação e proteção de memória, controle de cache e, em arquiteturas mais simples de computador, como em sistemas de 8 bits, bank switching.

Em designs anteriores de microprocessadores, o gerenciamento de memória era feita por um circuito integrado separado como o do VLSI VI475 (1986), o Motorola 68851(1984) usado com a CPU do Motorola 68020 no Macintosh II, ou o Z8015 (1985) usado com a família de processadores Zilog Z8000. Mais tarde microprocessadores como o do Motorola 68030 a o Zilog Z280 colocaram a MMU junta com a CPU um mesmo circuito integrado assim como fez a Intel 80286 e mais tarde os processadores x86. Na MMU, o valor no registro de re-locação é adicionado a todo o endereço lógico gerado por um processo do utilizador na altura de ser enviado para a memória.

O programa do utilizador manipula endereços lógicos; ele nunca vê endereços físicos reais.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike