Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Valor relativo das peças de xadrez
No xadrez, o sistema de valor relativo das peças é uma atribuição quantitativa de pontos a cada peça do jogo, tendo em base a sua força relativa em trocas potenciais. Estes valores são usados como uma heurística para ajudar a determinar o quão valorosa uma peça é estrategicamente. Os valores não possuem nenhum papel formal durante o jogo mas são úteis para os enxadristas, e também são utilizados por computadores para ajudar a analisar posições.

O cálculo dos valores das peças dá apenas uma ideia de uma certa posição ou estado de jogo. O valor exato das peças depende da situação, e pode variar significativamente dos citados neste artigo. Em algumas posições, uma peça bem colocada pode valer muito mais do que convencionalmente, enquanto que uma peça mal posicionada pode ser quase sem valor.

A análise dos valores relativos dá aos peões o valor de 1 (tipicamente, como o valor médio de um peão no início do jogo). Vários programas de computador representam habitualmente o valor das peças e posições em termos de “centipeões”, onde 100 centipeões equivalem a um peão, permitindo que, em análises estratégicas de uma posição, que peças possam receber valores menores do que um peão sem que frações sejam requeridas.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike