Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Zona de assentamento judeu na Rússia
Pale - zona de assentamento judeu na Rússia (1791-1917) (, chertá osédlosti, der tkhum-ha-moyshəv, , tḥùm ha-mosháv) foi o termo que designava uma determinada região do Império Russo designada exclusivamente aos judeus, sendo a sua residência proibida no restante da Rússia. Foi determinada entre uma linha de demarcação (pale) oriental e outra ocidental que terminava na fronteira do Reino da Prússia (Império Alemão) e o Austro-Húngaro.

A Zona de Assentamento Judeu tinha o tamanho de 20% do território da Rússia Ocidental e correspondia às fronteiras históricas do antigo mercado comum polonês-lituano. Incluía o território atual da LituaniaBielorrússiaPolôniaMoldáviaUcrânia e partes da Rússia Ocidental. Os judeus também foram excluídos de residir em um grande número de cidades dentro da própria Zona. A um limitado número de categorias profissionais (como médicos) se permitia viver fora desta zona.

O Pale, com grande população judaica e também católica, foi adquirido pelo Império Russo (majoritariamente de religião ortodoxa) numa série de conquistas militares e manobras diplomáticas entre 1791 e 1835 e durou até a queda do Império Russo em 1917.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike