Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Arame farpado
Arame farpado é um material produzido para a construção de cercas para deter animais, principalmente animais domesticados como o gado vacuum mas também para restringir o movimento de pessoas. O arame farpado geralmente consiste de dois fios de arame em sí envoltos formando um cabo reforçado que possui, de intervalo a intervalo, farpas pontiagudas tipo espinhos (geralmente quatro) que apontam para quatro direções distintas. O arame farpado geralmente é vendido em rolos de diferentes tamanhos que pode ser desenrolado à medida que vai sendo afixado a paus fincados no solo. Uma cerca de arame farpado geralmente possui por volta de quatro cabos distintos.

Antes da comercialização do arame farpado, as chamadas cercas-vivas eram muito utilizadas para impedir que animais domésticos de porte médio e grande vagassem por onde quer que fossem nos Estados Unidos (com exceção às suas vastas regiões de latifúndios, como no estado do Texas, onde os caubóis mantinham controladas as grandes manadas de gado desde o lombo de seus cavalos). Vale notar que a construção de muralhas de pedra, como era feito na Velha Europa, geralmente não era algo fisível na América do Norte e mesmo as cercas construídas com toras de madeira eram demasiado custosas financeiramente para os pioneiros do novo país. Assim, as cercas-vivas tornaram-se por muito tempo o método mais eficaz de desenvolvimento pastoral.

A planta que se tornou favorita no desenvolvimento dessas cercas-vivas foi a laranjeira-de-osage ou o pau-darco, uma árvore de pequeno-médio porte, nativa da América do Norte, com seus galhos agressivamente espinhentos, que passou a ser plantada em fileirões ao longo das divisas de propriedades rurais. Adicionalmente a larangeira-de-osage possui uma madeira de excelente qualidade e que serve para múltiplos usos em sua madurez (i.e. cabos de ferramentas, arcos para a caça e esporte, instrumentos musicais, etc.).


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike