Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Bósons W e Z
W e Z (conhecidos como bósons fracos ou, menos especificamente, os bósons vetoriais intermediários) são partículas elementares que mediam a força fraca; seus símbolos são W+, W- e Z. Os bósons W tem uma carga elétrica positiva e uma negativa de uma carga elementar, respectivamente, e são antipartículas um do outro. O bóson Z é eletricamente neutro e é a sua própria antipartícula. As três partículas têm um spin de 1, e os bósons W possuem um momento magnético, enquanto que o Z não tem nenhum. Todos as três destas partículas possuem duração muito curta com uma meia-vida de cerca de 3×10-25 s. Sua descoberta foi um grande sucesso para o que hoje é chamado de Modelo Padrão da física de partículas.

Os bósons W são nomeados assim por causa da força fraca (weak force). O físico Steven Weinberg nomeou a partícula adicional de "partícula Z" , mais tarde, deu a explicação de que era a última partícula adicional necessária pelo modelo (os bósons W já haviam sido nomeados) e que possuía carga elétrica zero.

Os dois bósons W são mais conhecidos como mediadores da absorção e da emissão de neutrinos, onde sua carga está associada com a emissão ou a absorção dos elétrons ou dos pósitrons, sempre causando transmutação nuclear. O bóson Z não está envolvido na absorção ou emissão de elétrons e pósitrons.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike