Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Elefante-marinho-do-sul
O elefante-marinho-do-sul (Mirounga leonina), também chamado de foca-elefante e elefante-marinho-austral é um mamífero marinho semi-aquático da família Phocidae. É a maior de todas focas, com machos de até 6 m de comprimento e 4 toneladas de peso. Ele é encontrado no Hemisfério Sul e desde a Antártida até o sul de outros continentes. Reproduz em terra nas praias de ilhas subantárticas. É ao mesmo tempo o maior dos pinípedes e membro da ordem Carnivora vivendo hoje, bem como o maior carnívoro da Antártida. O animal recebeu o nome devido ao seu grande tamanho e o nariz em forma tromba dos adultos do sexo masculino, que é usado para fazer ruídos e rugidos extraordinariamente altos, especialmente durante a época de acasalamento. O elefante-marinho é o maior carnívoro atualmente vivo com machos ainda maiores que o urso-polar (Ursus maritimus)

Estudos feitos a partir de imagens de satélite revelaram a sua capacidade extraordinária como viajante oceânico e mergulhador. Os elefantes-marinhos passam cerca de 80% das suas vidas a nadar nos oceanos, se alimentando de moluscos cefalópodes e peixes, e podem ficar até 80 minutos sem respirar e mergulhar até 1700 metros de profundidade.

Foi caçado intensamente ao longo do século XIX e em menor escala no século XX. Ameaçado de extinção, os efeitos negativos foram parcialmente sanados, mas as flutuações populacionais ainda não foram devidamente explicadas.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike