Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Elemento operativo sobre o material
Elemento operativo sobre o material (EOM), é expressão genérica conveniente, aplicável em  Engenharia de custos, para designar de maneira unificada "qualquer e todo elemento que, num empreendimento (obra, serviço), labore, opere ou trabalhe — lato sensu, diretamente pelo homem ou no modo por ele assistido — sobre o material ou os materiais a serem utilizados no referido empreendimento, com o fito de — por transformá-lo(s) adequadamente, conforme as diretrizes dum projeto — convertê-lo(s) já na obra acabada, para o fim a que se destina". Integram os elementos operativos sobre o material: o homem, a máquina, o instrumento, o software etc.. Cada qual impõe apropriação, avaliação e custeio específicos, mas, por guardarem essa identidade de operação sobre o material, admitem tratamento unificado para certos fins. Elemento operativo sobre o material, como conceituado, assim como o material empregado na realização duma obra, são elementos de custo direto do empreendimento.
O conceito integrado de "Elemento operativo sobre o material" é uma extensão conveniente e necessária para o clássico termo mão-de-obra . Necessária, dada a limitação imposta pela nomenclatura "mão-de-obra", originariamente referente apenas ao trabalho humano direta ou indiretamente incidente sobre a realização duma atividade laboral, quando a realidade dos empreendimentos construtivos humanos já é, desde a antiguidade (e provavelmente antes), a conjugação dos esforços humanos e a dos engenhos e maquinismos criados e construídos pelo homem com a finalidade de multiplicar a capacidade quantitativa e temporal de realização de obras. Conveniente, porque propicia uma interpretação integradora "daqueles elementos todos que colaboram na atuação sobre o material a ser empregado numa construção", já que a dicotomia da construção compreende (1) o sujeito que a realiza; e (2) o material que nela se emprega. Material, aqui — e desde tempos antigos — é também termo genérico, e pode ser tanto "concreto", na acepção de matéria/energia física, tangível/mensurável, como "abstrato", na acepção de tudo aquilo que, no plano das ideias ou suas expressões, venha a ser objeto de exercício laboral construtivo por parte do ser humano, no modo direto e/ou assistido. Esses conceitos vêm evoluindo com as inovações tecnológicas de todas as eras, e não se constituem característica única apenas das chamadas revoluções industriais modernas e contemporâneas.

Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike