Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Escrita Ibérica Levantina
 
Escrita ibérica levantina
A escrita ibérica levantina, também conhecida como nororiental ou simplesmente ibérica, é uma escrita paleohispânica que expressa a língua ibérica, como a escrita ibérica suroriental e o alfabeto greco-ibérico. Como a maior parte das outras escritas paleohispânicas, à exceção do alfabeto greco-ibérico, esta escrita apresenta signos que representam consoantes e vogais, como os alfabetos, e signos que representam sílabas, como os silabários. A sua utilização é conhecida entre os séculos V a.C. e I d.C. no nordeste da Península Ibérica (AragãoValênciaCatalunhaPirenéus Orientais Aude e Hérault). Os seus textos apresentam-se quase sempre da esquerda para a direita.

A partir do Sul, da Escrita Ibérica Meridional, surgiu, mais ao norte, a Escrita Levantina. Muito inovadora, pela introdução de uma série numerosa de novos caracteres, quase todos ligados à nasalização, como m’, a partir do u meridional, e m, como uma variante de n.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike