Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Estado Islâmico
 
Estado islâmico
Estado islâmico é um tipo de governo que se fundamenta na aplicação da lei religiosa islâmica, ou "charia". Desde o início do Islão que diversos governos foram fundados como islâmicos. Entre os primeiros estados islâmicos, assinala-se aquele o próprio califado fundado pelo profeta Maomé e os sucessivos governos sob domínio de um califa (ou "sucessor" de Maomé).

No entanto, desde o que o termo "estado islâmico" apresenta uma conotação específica, e cujo conceito moderno tem vindo a ser promovido por ideólogos como Abul Ala MaududiRuhollah Khomeini ou Sayyid Qutb. Tal como a anterior noção de califado, o estado islâmico moderno tem por base a lei islâmica e é moldado de acordo com o governo de Maomé. No entanto, ao contrário dos antigos califados, que eram monarquias déspotas, um estado islâmico moderno pode incorporar instituições políticas modernas, como a realização de eleiçõesparlamentospoder judicial ou soberania popular.

Atualmente, diversos países islâmicos têm vindo a incorporar a lei islâmica nos seus sistemas jurídicos, total ou parcialmente. Alguns estados muçulmanos declaram na constituição o Islamismo enquanto religião de estado, embora não apliquem a lei islâmica nos tribunais. Os estados islâmicos que não sejam monarquias são geralmente referidos como repúblicas islâmicas.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike