Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Fisiologia renal
Fisiologia renal é o estudo da fisiologia dos rins. Dentre as funções mais importantes, está a reabsorção, que é um processo de transporte de uma substância do interior do túbulo para o sangue que o envolve. Graças a esse processo muitas substâncias depois de filtradas voltam ao sangue, que percorre os capilares peritubulares entrando de novo na circulação sistêmica pela via renal.

Os rins são órgãos responsáveis pela manutenção do volume e da composição do fluido extracelular do individuo dentro dos limites fisiológicos compatíveis com a vida. A quantidade e a composição da urina eliminada são consequência do papel regulador do rim. A formação da urina tem inicio no glomérulo, onde 20 o plasma que entra no rim, através da artéria renal, são filtrados devido à pressão hidrostática do sangue nos capilares glomerulares. Os 80% de plasma restante, que não foram filtrados, circulam ao longo dos capilares glomerulares, atingindo a arteríola eferente, se dirigindo para a circulação capilar peritubular.

O filtrado é um fluido de composição semelhante à do plasma, porém com poucas proteínas e macromoléculas, uma vez que o tamanho dessas substâncias dificulta sua filtração através da parede do glomérulo renal. Após sua formação, o filtrado glomerular caminha pelos túbulos renais e sua composição e volume são então modificados pelos mecanismos de reabsorção tubular (processo de transporte de uma substancia do interior tubular para o sangue que envolve o túbulo) e secreção tubular (processo no sentido inverso da reabsorção tubular) existentes ao longo do néfron.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike