Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Função distribuição acumulada
Em teoria da probabilidade, a função distribuição acumulada (fda) ou simplesmente função distribuição, descreve completamente a distribuição da probabilidade de uma variável aleatória de valor real X. Para cada número real x, a fda é dada por:

A probabilidade de que X se situe num intervalo ]ab] (aberto em a e fechado em b) é F(b) - F(a) se a = b. É convenção usar um F maiúsculo para a fda, em contraste com o f minúsculo usado para a função densidade da probabilidade e função massa de probabilidade.

A função distribuição pode ser facilmente obtida a partir da função de probabilidade respectiva. No caso duma variável aleatória discreta:

Para uma variável aleatória contínua:

Note-se que na definição acima, o sinal "menor ou igual", '=' poderia ser substituído por "menor" '<'. Isto produziria uma função diferente, mas qualquer uma das funções pode ser facilmente deduzida a partir da outra. Também se poderia mudar para um sinal maior e deduzir as propriedades desta nova função. A única coisa a lembrar é ajustar a definição ao sinal pretendido. Em países de língua inglesa, a convenção que usa a desigualdade fraca (=) em vez da desigualdade estrita (<) é quase sempre usada.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike