Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Guerras bizantino-búlgaras
As guerras bizantino-búlgaras foram uma série de conflitos travados entre os bizantinos e os búlgaros que começaram quando estes se assentaram pela primeira vez na península balcânica no e se intensificaram com a expansão do Primeiro Império Búlgaro para o sudoeste após 680. Ambos os lados continuaram a lutar no decorrer do século seguinte com resultados variados até que os búlgaros, liderados pelo  Krum, infligiram uma série de decisivas derrotas sobre os bizantinos. Após a morte de Krum, em 814, seu filho Omurtag negociou uma paz que perduraria por trinta anos. Em 893, quando as hostilidades recomeçaram, Simeão I derrotou os bizantinos em sua ofensiva para criar um grande império na Europa Oriental, mas fracassou.

Em 971, o imperador bizantino João I Tzimisces enfrentou croatasmagiarespechenegues e rus', mas, mesmo assim, conseguiu subjugar a maior parte do enfraquecido Império Búlgaro, derrotando Bóris II e capturando Preslav, sua capital. Finalmente, , o "matador de búlgaros", conquistou completamente a Bulgária em 1018 após uma decisiva vitória na Batalha de Clídio em 1014. Os búlgaros não se acomodaram e diversas revoltas ocorreram contra o controle bizantino entre 1040 e 1041 e nas décadas de 1070 e 1080, mas fracassaram. Em 1185, porém, Teodoro Pedro e João Asen iniciaram uma rebelião e o enfraquecido Império Bizantino, que enfrentava diversos conflitos dinásticos internos, não conseguiu evitar que os búlgaros se libertassem.

Depois que a Quarta Cruzada conquistou Constantinopla em 1204, Caloian, o imperador da Bulgária, tentou iniciar relações amigáveis com os estados cruzados, mas o recém-criado Império Latino rejeitou suas ofertas de aliança,. Por conta desta gélida recepção, Caloian se aliou ao Império de Niceia, um dos estados sucessores bizantinos criados na ocasião, o que reduziu o poder dos cruzados e os manteve cercados na região. Mesmo tendo seu sobrinho Boril se aliado aos latinos, seus sucessores se alinharam com os nicenos. Após o colapso do Império Latino, os bizantinos, aproveitando-se de um guerra civil no vizinho, capturaram partes da Trácia, mas o imperador búlgaro Teodoro Svetoslav logo recuperou o território perdido. As relações bizantino-búlgaras continuaram flutuando entre alianças e guerras até que os turcos otomanos tomaram a capital búlgara em 1393 e a bizantina em 1453.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike