Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Prefeito do Egito
Prefeito do Egito , também conhecido como prefeito de Alexandria e Egito , foi um oficial romano instituído pelo imperador Augusto  como governador da província romana do Egito. Foi o chefe da administração provincial egípcia, nomeado e chamado de volta pelo imperador, e desempenhou um papel único como o mais ligado à pessoa do imperador do que quaisquer outros governadores imperiais. Foi auxiliado, em assuntos jurídicos, pelo legislador do Egito e Alexandria (iuridicus Aegypti et Alexandriae), e em assuntos financeiros, pelo idiólogo.

Um prefeito do Egito geralmente manteve o ofício por três ou quatro anos. Membro da ordem equestre, não recebeu nenhum treinamento especializado e parece ter sido escolhido por sua experiência militar e conhecimento do direito e administração romana. Qualquer conhecimento que pudesse ter do Egito e suas tradições misteriosas de política e burocracia - que Filão de Alexandria descreve como "intrincado e diversificado, pesadamente apreendido mesmo por aqueles que tem feito uma empresa de estudá-los de seus mais precoces anos" - foi incidental para seu registro do serviço romano e o favor imperial.

No início do reinado de Galba , um decreto do prefeito Tibério Júlio Alexandre assegura as doutrinas legais próprias do Egito romano. Em 292/293 e 297/298, durante as reformas territoriais da Tetrarquia, o Egito foi dividido em três províncias (Egito HercúleoEgito Joviano e Tebaida), interligadas à Diocese do Oriente e subordinas ao prefeito do Egito. Em 297, durante as reformas fiscais de Diocleciano , um decreto foi emitido pelo prefeito Aríscio Optato para adaptar as reformas à província. No final do , teve seu nome alterado para prefeito augustal (praefectus augustalis).


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike