Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Teoria Austríaca do Ciclo Económico
 
Teoria Austríaca do Ciclo Econômico
 
Teoria austríaca do ciclo económico
A teoria austríaca do ciclo económico (TACE) procura explicar o ciclo económico através de um conjunto de ideias detidas pela Escola Austríaca. A teoria detém os ciclos económicos como uma consequência inevitável do crescimento excessivo da concessão de crédito, aumentada por políticas ineficazes e destrutivas do banco central, que diminuem a taxa de juro em demasia por demasiado tempo, criando bolhas especulativas e uma poupança menor.

Os defensores desta teoria acreditam que um período longo de taxas de juro baixas e crédito excessivo induzem um ciclo volátil e instável entre poupança e investimento. De acordo com a teoria, o ciclo económico desenvolve-se do seguinte modo: taxas de juro baixas estimulam a concessão de crédito, aumentando desta forma a oferta monetária. A teoria sustenta que este aumento da oferta monetária leva a um período de crescimento insustentável, em que o dinheiro em excesso procura oportunidades de investimento progressivamente menos rentáveis. Apesar de disputado, os proponentes defendem que um boom suportado por uma expansão do crédito leva a uma generalização de malinvestmentos. Em teoria, a seguir ao crescimento insustentável segue-se uma correcção apelidada de credit crunch ou crise creditícia, geralmente conhecida por recessão, em que a oferta monetária contrai-se repentinamente, impelindo os mercados a realocar recursos.

Estes efeitos perturbadores causado pelo crescimento volátil e insustentável do crédito, podem ser contrariados ou minguados, segundo os proponentes, através de uma forte regulamentação do sistema bancário (estritamente execução de uma política sem reservas fracionárias para os bancos, e uma moeda lastrada, de preferência em ouro) ou, mais frequentemente, "free banking" (sistema bancário totalmente livre). Os pais da teoria austríaca do ciclo económico historicamente foram Ludwig von Mises e Friedrich Hayek. Hayek ganhou o Prémio Nobel de Economia em 1974 (partilhado com Gunnar Myrdal), em parte, por seu trabalho sobre esta teoria.


Veja mais na Wikipédia.org...

 
Teoria austríaca do ciclo econômico

© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike