Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Triângulo de Erie
. O Triângulo de Erie é uma região no noroeste da Pensilvânia, nos Estados Unidos, que é alvo de múltiplas reivindicações concorrentes durante o período colonial e que foi seguidamente adquirida pelo governo federal dos Estados Unidos e vendido à Pensilvânia de modo que o estado de Pensilvânia tivesse acesso a um porto de água doce no lago Erie. O Triângulo de Erie compõe uma grande parte do atual Condado de Erie.

A maior parte da Pensilvânia do noroeste estava sob domínio norte-americano a seguir ao tratado de paz de 1784 de Fort Stanwix entre os ameríndios iroqueses e os norte-americanos, pois os índios tinham sido ignorados no Tratado de Paris de 1783. Em 1785, um conflito de fronteira estalou entre o Estado de Nova Iorque e a Pensilvânia. Após um esforço de análise feito por Andrew Ellicott representando os pensilvanianos e James Clinton e Simeon DeWitt representando os nova-iorquinos, a fronteira ocidental de Nova Iorque foi colocada 32 km a leste da Presque Isle da Pensilvânia, uma pequena península saída da costa do lago Erie. Assim, tal deixou um setor não-reivindicado, que ficou conhecido com as Triangle Lands.

O problema é que as Triangle Lands não se encontram nem no mapa de Nova Iorque nem no da Pensilvânia, enquanto o Connecticut e o Massachusetts reclamam também essas terras, fazendo valer os seus direitos de acesso ao mar que datam da época colonial.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike