Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Ventos do oeste
Os ventos do oeste (também conhecido como corrente ocidental ou pela forma inglesa westerlies) são ventos prevalecentes nas latitudes médias (entre as latitudes 30º e 60º) que sopram de áreas de alta pressão em zonas subtropicais para os pólos. Os ventos são predominantes do sudoeste no Hemisfério norte e do noroeste no Hemisfério sul. Juntamente com os ventos alísios, os ventos do oeste permitiam as viagens ida-e-volta na rota comercial dos primeiros navios europeus (caravelas). Navios que retornavam para a Europa das Américas Central e Sul, das Indias Ocidentais, navegavam para o norte, virando para leste para atravessar o Atlântico.

Os ventos do oeste podem ser particularmente fortes, especialmente no Hemisfério sul, onde há menos terras emersas nas latitudes médias para causar a fricção de relevo e conseqüentemente reduzindo a velocidade dos ventos. Os ventos do oeste mais fortes nas latitudes médias podem vir dos exuberantes quarenta, as áreas entre as latitudes 40° e 50° de latitude.

Os ventos do oeste têm um papel importante em carregar águas e ventos quentes e equatoriais para as costas oestes dos continentes, especialmente no Hemisfério sul, onde há mais oceanos do que terras emersas.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike