All About That Bass


Wikipédia em português - A enciclopédia livreDownload this dictionary
All About That Bass
"All About That Bass" é uma canção da artista musical estadunidense Meghan Trainor, contida em seu primeiro extended play (EP) Title (2014) e em seu álbum de estreia de mesmo nome (2015). Foi composta pela própria juntamente com Kevin Kadish, sendo produzida pelo último. A inspiração para a obra surgiu das imagens corporais de ambos durante a adolescência, bem como das canções "Just the Way You Are", de Bruno Mars, e "Lollipop", do grupo The Chordettes. Inicialmente, a faixa foi escrita com o intuito de ser gravada por outra cantora; contudo, depois que a intérprete foi contratada para a Epic Records, o presidente da gravadora L.A. Reid decidiu selecionar a música como o single de estreia da carreira de Trainor. Foi lançada nos formatos de download digital e streaming em 30 de junho de 2014, sendo enviada para estações de rádio estadunidenses mainstream no dia seguinte e editada em EPs digitais e CD single.

Musicalmente derivada do bubblegum pop e do doo-wop, "All About That Bass" apresenta estilos da música dos anos 50 e 60 e incorpora elementos de outros gêneros, como R&B, hip hop e country. Liricamente, reforça a ideia de aprovar a própria aparência, e promove uma imagem corporal positiva e a auto-aceitação. A obra foi recebida de forma geralmente positiva pelos críticos musicais, que prezaram sua produção, seu conteúdo lírico capacitador e seu estilo retrô. Foi incluída nas listas das melhores canções de 2014 feitas por resenhadores e publicações, com o programa Today denominando-a como a "Canção do Verão" de 2014. Aclamado por artistas como BeyoncéMiranda LambertColbie Caillat e T-Pain, o tema recebeu indicações em diversas premiações, nomeadamente People's Choice AwardsMTV Europe Music AwardsGrammy Awards e Billboard Music Awards, vencendo as categorias de Top Hot 100 Song e Top Digital Song desta última. Entretanto, parte de suas letras foram centro de controvérsia entre críticos, que acusaram-na de antifeminismo e apropriação cultural. Além disso, a canção foi acusada de plagiar "Happy Mode", lançada em 2006 pelo grupo sul-coreano Koyote.

Comercialmente, "All About That Bass" foi um sucesso inesperado e obteve um desempenho bastante positivo, comercializando 11 milhões de cópias em âmbito global e tornando-se um dos singles mais vendidos digitalmente em 2014. Atingiu o cume das tabelas musicais de 58 países, incluindo a estadunidense Billboard Hot 100, onde permaneceu por oito semanas consecutivas, e a britânica UK Singles Chart, onde manteve-se por quatro edições seguidas. Na primeira tabela, converteu-se na canção lançada por uma artista feminina em 2014 a permanecer por mais tempo no topo, e obteve o maior período em que um single lançado pela Epic Records conseguiu culminar no periódico, ultrapassando o período de sete semanas obtido pelas canções "Billie Jean" e "Black or White", ambas lançadas por Michael Jackson. Na segunda parada musical, foi a primeira música a entrar nas 40 primeiras colocações baseada apenas em streaming. Recebeu uma certificação de platina sêxtupla pela Recording Industry Association of America (RIAA) e, até fevereiro de 2015, acumulou vendas superiores a quatro milhões de unidades nos Estados Unidos.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike