Fronteira Brasil–Paraguai


Wikipédia em português - A enciclopédia livreDownload this dictionary
Fronteira Brasil–Paraguai
A fronteira internacional entre Brasil e Paraguai a ponte da amizade  Foz do Iguaçu, no Paraná, até Corumbá, em Mato Grosso do Sul. Atravessa uma variedade de terrenos, percorrendo desde grandes áreas urbanas até desertos inóspitos e áreas alagadas. Começa no marco das três fronteiras, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, e termina na tríplice fronteira com a Bolívia, próximo à cidade paraguaia de Bahia Negra. Na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, está localizada a Usina Hidrelétrica de Itaipu, que é a maior usina hidrelétrica do mundo em energia gerada.

A fixação dessa fronteira aconteceu depois da Guerra do Paraguai, quando em 1872 foi firmado um tratado de paz com o Paraguai, no qual também constavam os respectivos limites com o Brasil, e que segundo Hélio Vianna, respeitava os convênios da época colonial e reivindicava ao Brasil somente as terras já ocupadas ou exploradas por portugueses e brasileiros.

Nos últimos anos, a fronteira entre o Brasil e o Paraguai passou a se transformar numa das principais rotas do tráfico internacional de drogas e de armas de fogo na América do Sul, além do contrabando e do descaminho de mercadorias e veículos roubados, com destaque em essencial para as mercadorias pirateadas. Isso vem acontecendo em grande parte devido à falta de fiscalização e de policiamento na região, principalmente por parte do governo paraguaio. Em diversas cidades e áreas rurais ao longo da fronteira, esta pode ser atravessada tranquilamente, sem que seja necessário passar por nenhum tipo de fiscalização fronteiriça.


Veja mais na Wikipédia.org...

 
Fronteira Brasil-Paraguai

© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike