Latros


Wikipédia em português - A enciclopédia livreDownload this dictionary
Montes Besparmak
Os montes Besparmak (; ) são uma cordilheira da Turquia que corre na direção leste-oeste paralela à costa norte do (Bafa Gölü), no sudoeste da Anatólia. Na Antiguidade eram conhecidos como montes Latmos, montes Latros ou montes Latmus. O nome turco Besparmak significa "cinco dedos" e tem origem no perfil de uma das montanhas, que faz lembrar cinco dedos.

Atualmente a cadeia faz parte das província de Mugla e de Aydin, no sudoeste da Anatólia. Na Antiguidade era parte da Cária, uma região que fez parte da colónia helenizada da Jónia. A antiga cidade grega de (ou Heracleia do Latmos) situa-se na encosta do monte Latmos, junto à margem oriental do lago Bafa, 25 km a leste de Mileto (esta situa-se a meio caminho entre a costa do mar Egeu e o lago, a oeste deste). Estrabão descreve Latmos como um porto num golfo estreito e identifica o monte Latmos como o monte Phthires mencionado no Catálogo dos Troianos da Ilíada de Homero.

Na Antiguidade, o lago Bafa era um golfo ligado ao Mediterrâneo. A saída do golfo foi gradualmente assoreado por sedimentos do rio Büyük Menderes (Meandro) que nele desaguava. Cerca o lago já se tinha formado atrás dos sapais do estuário. A salinidade foi diminuindo gradualmente e seria um lago de água doce se não existissem canais que o ligam ao mar Egeu. As ruínas de Latmos encontram-se atualmente na aldeia de Kapikiri.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike