Organizações Rômulo Maiorana


Wikipédia em português - A enciclopédia livreDownload this dictionary
Organizações Rômulo Maiorana
As Organizações Rômulo Maiorana (conhecida também por sua sigla, ORM) são um conglomerado de mídia brasileiro sediado em BelémPA, que foi fundado em 1966 pelo já falecido jornalista e empresário paraense Rômulo Maiorana, a partir da aquisição do jornal O Liberal das mãos de Magalhães Barata. Desde a fundação até o ano de 1986, o conglomerado tinha como denominação Grupo Liberal; porém, com a morte de Maiorana, o grupo passou a ter o nome atual em homenagem ao Fundador. Atualmente, presididas pela víuva de Rômulo Maiorana, Lucidéa Maiorana (ou "Déa", como é mais conhecida) e seu filho Rômulo Maiorana Júnior, as Organizações Rômulo Maiorana são o maior grupo de comunicação do estado do Pará, o 9º maior grupo de comunicação do Brasil, e o 4º maior grupo de comunicação afilado a Rede Globo, através da Rede Liberal.

Além de controlar as várias empresas de comunicação espalhadas por todo o estado, as Organizações Rômulo Maiorana também controlam uma empresa do ramo de alimentícios, uma empresa de táxi aéreo, além de ter participações acionárias em várias outras empresas ligadas ou não a comunicação em todo o país. As Organizações Rômulo Maiorana são rivais diretas do Grupo RBA de Comunicação, pertencente ao político Jader Barbalho, e ambos os grupos já se envolveram em várias disputas de influência, fraudes e escândalos políticos.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike