Reis semilendários da Suécia


Wikipédia em português - A enciclopédia livreDownload this dictionary
Reis semilendários da Suécia
Os Reis semilendários da Suécia - em sueco sagokungar, em alemão Sagenkönige, em inglês legendary kings - são os reis que foram documentados muito depois do seu tempo, estando frequentemente a documentação existente cheia de elementos mitológicos.
Devido à dificuldade de as verificar ou comprovar, essas fontes têm um valor histórico incerto, mas podem conter alguma verdade e serem interessantes na pesquisa histórica.
Dado que, até por volta do ano 900, as referências históricas aos reis da Suécia repousam em documentos tardios eivados de elementos mitológicos, esses mesmos reis são designados de lendários, semilendários ou mitológicos.

O primeiro rei considerado histórico é Érico VI da Suécia - Erik Segersäll - que reinou mais ou menos em 970-995.
Há uma grande lista de reis semilendários que precederam Érico VI ou Érico, o Vitorioso, de acordo com fontes tais como: a Heimskringla  de Snorri Sturluson, baseada na Lista dos Inglingos, de Thjodolf de Hvinir, as sagas de reis islandesas e norueguesas, o poema anglo-saxão Beowulf, a obra Vita Ansgari de Rimbert, a Gesta Hammaburgensis Ecclesiae Pontificum de Adan de Bremen, a Historia Norwegiæ de autor anónimo e a Gesta Danorum de Saxo Grammaticus.

Todos os monarcas citados foram descritos como descendentes da Casa de Yngling, na linha real direta, ou através da casa de Ragnar Lodbrok e da casa de Skjöldung (Scylding).


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike